Marcadores

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Proposta de redação sobre a importância do desenvolvimento científico no século XXI



(fonte da imagem: http://www.ict.unesp.br/#!/biblioteca/home--biblioteca)


Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O desenvolvimento científico como fator essencial para mudanças significativas na qualidade de vida dos seres humanos no século XXI, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

AS TRÊS PRIMEIRAS REDAÇÕES POSTADAS NOS COMENTÁRIOS SERÃO CORRIGIDAS GRATUITAMENTE.

Textos motivadores:



11 comentários:

  1. Não se pode pôr em dúvida que a evolução do homem está intimamente ligada ao desenvolvimento científico. Assim, quando utilizada para o seu progresso, o avanço na ciência pode representar um fator determinante para a qualidade de vida dos indivíduos.
    Um dos grandes trabalhos na área das ciências biológicas foi divulgado e desenvolvido nesse século, e é conhecido como Projeto Genoma Humano. O trabalho é baseado no mapeamento das informações presente no DNA do homem, e a partir desses conteúdos genéticos é possível diagnosticar características e doenças. Com essa ferramenta, a medicina pôde avançar consideravelmente, por exemplo, na prevenção e no aconselhamento médico de enfermidades e no desenvolvimento de pesquisas, principalmente, relacionadas ao câncer, dado que é sabida a “receita da vida”.
    Ainda no campo da Engenharia Genética, outro avanço importante para a sociedade é a transgenia, a qual permite o melhoramento genético de plantas e animais sendo selecionadas e aprimoradas as qualidades das espécies de acordo com as necessidades e interesses dos indivíduos. Contudo, todo esse desenvolvimento científico permitiu que o homem utiliza-se dele para promover ações contra a própria espécie, a saber, a produção de armas nucleares, biológicas e químicas que ameaçam a sobrevivência da humanidade.
    Em suma, são incontáveis os benefícios que a ciência já proporcionou para a espécie humana. Porém, é necessário que no seu andamento seja respeitado os princípios éticos humanos, como os que determinam a proibição de trabalhos associados à clonagem humana. Desse modo, a relação entre homem e ciência é estabelecida simbioticamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Você escreve bem, mas precisa revisar o seu texto com mais atenção. No terceiro parágrafo, por exemplo, você deveria ter empregado a forma "utilize-se" em vez de "utiliza-se", pois está no presente do subjuntivo;
      - Quando se referir ao século XXI, você deve empregar a expressão "neste século".

      Nota final: 880

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A ciência humana
    Sabe-se que, atualmente, a ciência evolui muito e rapidamente. Ela está em evidencia no "campo médico". Ele estuda as doenças e os compostos químicos que causam essas moléstias. Diante disso, qual é a importância da ciência no século 21?
    Em primeiro lugar, contemporaneamente, estudos são dirigidos para o conhecimento sobre o corpo humano, visto que é muito importante tratar e prevenir doenças, "mortais" ou não. Entre elas está o tabagismo( apesar de ser uma doença psíquica), vilão mundial, psicotrópico responsável por 85 por cento do casos de câncer de pulmão( segundo a ONU). Logo, fica evidente que a análise das substâncias químicas e à descoberta da cura do câncer se torna de extrema importância, ou seja, esse fato envolve a vida de mais de 7 bilhões de pessoas.
    Em segundo lugar, cientistas se empenham muito para conhecer as células malignas e as tornar inofensivas. Dessa forma, pesquisas dirigidas pelo cientista-médico Ravi Majeti revelaram que as células cancerígenas podem transformar-se em inofensivos macrófagos, células de defesa. Portanto, esse fenômeno se relaciona com várias vidas que podem ser salvas, além de aumentar a qualidade de vida de portadores dessa enfermidade.
    Diante do exposto, a importância da ciência, nos século 21, é imensa, pois as pesquisas, realizadas por cientistas, mantêm vidas e institui esperança aos portadores de moléstias cancerosas, até então, incuráveis. Ademais, o Governo deve olhar com atenção aos futuros médicos, dessas pessoas podem surgir novas pesquisas e , consequentemente, as curas de doenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Na primeira linha você deveria ter escrito "evidência" em vez de "evidencia";
      - Na oitava linha, o acento indicativo de crase foi empregado de forma inadequada e você deveria ter escrito "tornam", pois o sujeito é composto;
      - Revise seu texto com atenção para evitar erros gramaticais, como "nos século 21" e outros erros de concordância;
      - Você cometeu um erro grave para os critérios do ENEM: ficou preso aos exemplos dos textos motivadores. Você precisa utilizar argumentos que não estão presentes nos textos motivadores.
      - Na sua proposta de intervenção, você não foi específico, o que é inadequado para critérios de correção do ENEM. Leia a minha postagem sobre o tema, que se encontra na seção ENEM, para melhorar nesse quesito.

      Nota final: 400

      Excluir
  5. No mundo contemporâneo, o desenvolvimento científico ocupa posição de destaque, afinal é um dos responsáveis pelo atual estágio avançado da medicina e da tecnologia. A humanidade se beneficia com as inovações proporcionadas pelas pesquisas científicas, frutos da curiosidade, talento e trabalho do homem com vocação para o novo.
    Os estudos científicos são primordiais ao desenvolvimento da vida humana, descobrir curas de doenças é um objetivo a ser alcançado pelas pesquisas realizadas em todo o mundo. Como exemplo disso, no Brasil, existe a Fundação Oswaldo Cruz, que está entre os líderes em tecnologia vinculada ao Ministério da Saúde. A entidade é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e a fabricação de grande parte das vacinas utilizadas por programas de imunização e pelo SUS. Além disso, as vacinas são exportadas para mais de 70 países, beneficiando diversas populações mundiais.
    Nesse sentido, há o fomento em direção à descoberta de tratamentos de saúde mais eficazes e menos agressivos ao ser humano. No Brasil, o tratamento do câncer e do mal de Alzheimer ganha impulso com a nanotecnologia, é a ciência que desenvolve produtos a partir de fragmentos minúsculos como o átomo. Um grupo da USP testa inovações com o intuito de combater doenças por meio desse processo, passou-se a contar com as especificidades das partículas nas pesquisas desenvolvidas.
    Em contrapartida, o progresso científico deve ser realizado respeitando limites legais e éticos, de forma que valores fundamentais como a vida e a liberdade não sejam preteridos. No Brasil, por exemplo, o uso de embriões humanos em pesquisas com células-tronco é reconhecido pelo STF, mas há diversos países que não admitem a referida conduta.
    Dessa forma, a sociedade deve ser visionária no sentido de perceber os ganhos efetivos proporcionados pelas pesquisas científicas. Espera-se que o avanço científico possa alcançar um exercício de desenvolvimento que proporcione, cada vez mais, uma vida longa e saudável aos seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Você deveria colocar um ponto final antes de "é a ciência que";
      - Você argumenta muito bem, mas sua proposta de intervenção precisa ser mais específica. Sugiro que você leia a minha postagem sobre o tema, que está na seção ENEM. Contudo, esse deslize não comprometeu a sua nota de forma substancial.
      nota final: 940

      Excluir
    2. Prof, muito obrigada pelas considerações observadas.

      Excluir
  6. Se fizer todo o texto baseado no conflito da ciência e os valores éticos e morais estaria errado ? Tangenciaria o tema ?

    ResponderExcluir
  7. Fiz só o primeiro parágrafo
    E notório que a evolução do homem está intimamente ligada ao desenvolvimento científico trazendo-o com sigo divergências de opiniões,principalmente em relação aos religiosos dentre tantos motivos relevantes,temos:os aspectos favoráveis e contrários.

    ResponderExcluir